Rua Des. Benvindo Valente,380, Curitiba, PR.

topsite_news_medomorte

Medo da morte prejudica as famílias

Desde cedo, somos ensinados sobre o ciclo da vida. Os seres vivos nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Se essa palavra final causa uma sensação ruim e gera ansiedade em você, isto pode ser tanatofobia, que consiste no medo excessivo da morte.

O medo tem origem na incerteza. Tememos algo fora da nossa zona de conforto e que não conhecemos, não sabemos o que é e o que vai acontecer. Até ai, tudo normal, certo? O problema surge quando esse sentimento enraizado na nossa cabeça cria obstáculos para uma vida plena e bloqueia uma série de oportunidades que poderiam ser aproveitadas, além de gerar sentimentos que prejudicam o nosso bem-estar.

Como superar o medo da morte 

Para tudo existe uma solução. Por isso, separamos algumas dicas de como você pode superar o medo da morte e não deixar que este assunto seja um entrave na vida da sua família:

1. Entenda o seu medo e o fato de que a morte é uma certeza;

2. Pesquise sobre o assunto e leia histórias de superação;

3. Procure ajuda de profissionais da saúde e grupos de apoio relacionados ao tema;

4. Aproveite a vida, um dia de cada vez, desfrutando de boas companhias  e mantenha bons hábitos.

Evite burocracias e gastos exagerados

Uma conversa sincera com quem está ao seu redor pode evitar uma série  de transtornos no momento da perda de um familiar. A qualquer momento, é importante falar sobre senhas de banco, investimentos financeiros e o que fazer com os bens da família.

Contratar um plano funeral antecipa decisões que deverão ser tomadas no momento da perda, como definir o local do sepultamento, ou se alguém da família gostaria de ser cremado. Assim, as preocupações em um momento de dor serão menores, e também os gastos estarão controlados. Pense nisso!