DIA NACIONAL DO LUTO:
Dicas e filmes que ajudam a
lidar com a dor da perda.
No dia 19 de junho, celebra-se no Brasil o “Dia Nacional do Luto”, data que nos leva à uma reflexão sobre os sentimentos que envolvem perdas doloridas ao longo de nossas vidas. A dor do luto, embora natural, ocorre de maneira muito particular e subjetiva. Cada indivíduo tem sua maneira e intensidade ao vivenciar perdas.
O importante é dar vasão para a expressão de emoções e sentimentos doloridos. Temos que permitir a manifestação destes sentimentos para que o momento seja elaborado e vivenciado em todas as suas fases, até a superação. Para auxiliar neste processo, listamos a seguir algumas dicas que são indicadas por especialistas em superação do luto, e ainda alguns filmes que abordam o tema.
. Expresse sua dor, chore o quanto precisar. Você não precisa ser forte.
. Ligue para pessoas próximas quando precisar conversar, é bom ter companhia quando desejar.
. Mude sua rotina, acrescente caminhadas diárias ou qualquer outra atividade física que preferir.
. Veja filmes que falam sobre o luto e superação.
. Prestar homenagens pelas redes sociais ou fisicamente, em um local com significado, ajuda muito.
A partida, de Yojiro Takita – Daigo Kobayashi é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego, Daigo decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como “nokanshi”, uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo comporta-se com seriedade, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida.
P.S: Eu Te Amo, de Richard LaGravenese – Holly Kennedy é casada com Gerry, um engraçado irlandês por quem é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas que buscam guiá-la no caminho da recuperação.
Reine sobre mim, de Mike Binder – Charlie Fineman perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro em Nova York. Ele procura apoio em um antigo amigo da faculdade, o dentista bem-sucedido Alan Johnson, que também passa por problemas. Mesmo tendo família e emprego, muitas vezes Alan se sente bastante sozinho. Ao se ajudarem mutuamente, a vida de Charlie começa a melhorar bastante e o vínculo entre eles, perdido há algum tempo, volta a se fortalecer.
Conhece algum filme que reflita o luto? Compartilhe em nossas redes sociais!