Rua Des. Benvindo Valente,380, Curitiba, PR.

topsite_news_velas

Acender velas aos mortos: entenda essa tradição.

Mais que um simples hábito, a tradição de acender velas acompanha inúmeros povos de diversas religiões diferentes. Mas qual é o significado dessa tradição?

Independente da fé que se professe, acender velas aos mortos significa orar, pedindo discernimento e paz para aprender a lidar melhor com a perda, e também invocar a presença e a luz de Deus para iluminar o caminho de alguém querido que partiu, como uma espécie de celebração de passagem de uma vida terrena para outra, num plano espiritual.

Além de ser uma forma de demonstrar o carinho e cuidado que ainda se tem pelo ente querido falecido, acender uma vela no túmulo de uma pessoa significa a esperança de uma vida eterna, e que quem foi sepultado tinha uma fé viva e irradiava luz ao seu redor.

A fé pressupõe uma vida em Deus. Da mesma forma, a vela acesa no túmulo de uma pessoa cristã representa a presença de Deus e, portanto, indica que ali é um local propício para orações.

Este seja, talvez, um dos maiores símbolos do Dia de Finados, onde a prática de acender velas se repete todos os anos, e cada cemitério tem um local especial para esta prática.

Mesmo que várias culturas possuam hábitos ou celebrações de memória aos mortos diferentes, e cada qual realize seus próprios rituais conforme suas crenças, o ato de acender velas aos mortos é comum na maioria delas, sendo também uma forma de unir diferentes crenças e visões sobre o pós vida.